24.6.12

Vamos falar de Bullying!


Bullying é uma situação que ser caracteriza por agressões verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.” Mas generalizando, o que realmente é o Bullying e como saber lidar com ele?

Sobre o Bullying:
O Bullying pode ser visto em qualquer lugar, desde escolas à lugares públicos, no dia-a-dia à sua própria vizinhança, por exemplo. Os ambientes com mais índice de Bullying, são as escolas, infelizmente. De acordo com pesquisas, o Bullying já atinge 45% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil, seja como agressor, vítima ou ambas posições. A idade média daqueles que sofrem ou cometem o Bullying, é de 13 anos para cima. Alguns tipos de Bullying bastante comuns nas escolas de todo o mundo são: Apelidos maldosos, agreções, difamação, ameaças, pegar/quebrar pertences, exclusão. O Bullying costuma ocorrer nas salas de aula, onde o autor humilha ou comenta algo atingindo o alvo. Muitas das agressões físicas e/ou verbais ocorrem nos recreios ou nos corredores, onde não se tem algum adulto por perto.

Sobre o Cyber Bullying:
O Cyber Bullying é bem parecido com o Bullying, porém sem o contato físico ou palavras ditas. Essa agressão ocorre normalmente em redes sociais como o Facebook, Twitter e outros sites de conversação ou enterterimento online. De uma forma mais discreta, o Cyber Bullying  vem atormentando muitos jovens nos últimos anos, já que cara-a-cara muitos não têm coragem de se expressarem, usam o meio de comunicação para humilhar, xingar e rebaixar terceiros. Certas vezes, as palavras podem conter mais força e poder para dar-nos um sôco na cara, do que a própria mão de uma pessoa. 
Os jovens da atualidade estão cada vez mais ligados ao mundo mágico da internet, expondo-os cada vez mais ao mundo. O uso frequente da internet na vida de um jovem pode causar sérios danos, principalmente se o mesmo sofrer Cyber Bullying. O Cyber Bullying pode levar às mesmas consequências que o Bullying, onde a pessoa se exclui do ambiente social, tem medo das impressões que irá causar às pessoas e de como elas irão reagir à presença do mesmo.


Alvos e autores do Bullying e Cyber Bullying:
Geralmente, aqueles que sofrem o Bullying preferem não contar o ocorrido para ninguém. Talvez por vergonha ou por medo do que o autor possa fazer futuramente. Muitos tentam apenas ignorar, mas com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais difícil de não dar atenção se o ato ocorrer com muita frequência. Outros, pedem para que o autor do ato pare ou simplesmente se defendem, sem resultados.
Sem sombra de dúvidas, a melhor opção à fazer é contar o ocorrido para alguém de confiança(pais, professores), por mais difícil ou vergonhoso que seja, é a melhor solução para por um fim ao tormento.
Os autores do Bullying costumam ter tido um passado difícil, como por exemplo violência ou ter presenciado brigas constantes. Na maioria dos casos, o(s) autor(es) do Bullying acham que o que estam fazendo é apenas engraçado, que é só uma pequena brincadeira, mas dessa brincadeira pode se criar muitos mal-entendidos e alguém pode sair com sequelas mental ou fisicamente.

Consequências do Bullying e Cyber Bullying:
Certas brincadeiras levam à caminhos inesperados. Muitos alvos do Bullying começam a se afastar e se auto-excluirem de um certo grupo, preferindo ficar sozinho e não interagir com pessoas da mesma idade. Alguns deles, perdem a vontade de ir para escola, sair de casa e se socializar com outras pessoas. Em muitos casos, o Bullying pode levar à medidas muitos trágicas, como por exemplo a depressão, mutilação e o suicídio, aleatoreamente. A pessoa que é exposta à agressões verbais ou físicas, que é perturbada por colegas de classe ou que é sempre motivos para fofocas ou cochichos ali e aqui, não está achando isso engraçado, diferentemente dos autores da ação.

Notas finais

Se você sofre com o Bullying/Cyber Bullying:
Primeiramente, certifique-se que o que aconteceu não foi só uma brincadeira de mal gosto ou um mal-entendido. Se os atos continuarem, tente conversar com o(s) autor(es) e peça para que parem. Caso não funcionar, parta para medidas mais eficazes: fale o que aconteceu no decorrer do tempo para um adulto ou um professor, e se necessário procure um psicólogo.

Se você pratica o Bullying/Cyber Bullying:
A cima de tudo, ponha-se no lugar da pessoa, e pergunte-se se você gostaria de ser tratado assim. Se a resposta for sim, então peça para que alguém te difame, te chateie e xingue. Se a resposta for não, sinta um grande peso saindo das suas costas e saiba que foi a melhor decisão.

Se você é testemunha do Bullying/Cyber Bullying:
Você estava lá na hora em que alguém derrubou os livros do outro de propósito? Estava lá na hora em que alguém xingou ou chutou o outro? Não fique calado. Ninguém quer ser o "dedurador", mas em casos como no Bullying é importante pôr um basta e ser relatado para algum adulto que possa tomar uma iniciativa.


(Lara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário