22.9.12

Sobre distúrbios alimentares

Muitos adolescentes com idades diferentes, não se sentem satisfeitos com seu peso e aparência. Elas querem ser o mais normal possível, e estão preparadas para fazerem coisas insanas só para ser igual à alguém ou se espelhar em alguém. A sociedade tem uma influência gigantesca na vida de um adolescente no dia-a-dia. Ela mostra um outro mundo com pessoas bonitas e famosas, e os adolescentes se espelham nessas pessoas e tentam ser alguém perfeito assim como viram na TV, internet, revistas, etc.
Na minha opinião, distúrbio alimentar é uma doença que afeta tanto psicologicamente quanto fisicamente. Existem muitas soluções para evitar a exposição do adolescente a essas doenças. Tem clínicas de reabilitação dispostas para ajudar, grupos de adolescentes com problemas similares, psicólogos e pessoas que superaram a mesma situação, etc.

Vômito, pílulas, dietas loucas, depressão, mutilação e suicídio. Esses são os fatos que podem acontecer quando alguém sofre com problemas de distúrbio alimentar. Existem vários tipos de distúrbios, e os três mais conhecidos são:
Anorexia: quando alguém tem medo de se tornar a cima do peso, e muitas das vezes, isso pode modificar o jeito em que eles se vêm na frente de um espelho.
Bulimia: quando alguém come exageradamente e depois acha que cometeu um erro. A pessoa costuma tomar laxantes ou pílulas que induzem ao vômito forçado.
Compulsividade alimentar: quando alguém come a mais que o necessário para esconder os sentimentos e trazer uma felicidade instantânea.
Dizer "faça uma dieta" para alguém que sofre de compulsividade alimentar, é a mesma coisa que dizer "apenas coma" para alguém que sofre de anorexia.

Na minha opinião, qualquer um pode adquirir distúrbios alimentares com o decorrer do tempo. Em alguns casos é genético. Problemas em casa podem piorar a situação e é aí que os pais precisam estar em alerta. Acho que os pais precisam seguir mais a vida dos filhos - não profundamente, mas eles precisam saber o que acontece na escola, o que a criança está sentindo e de vez em quando, ter uma conversa séria.
Bullying é uma das razões do por que alguns adolescentes sofrem de distúrbios alimentares. Se você chama alguém de "gordo", a pessoa ficará bem triste e pensará no que foi dito por um bom tempo. Talvez, essa mesma pessoa tome decisões extremamente loucas. Decisões que podem levá-la à morte. Então, antes de chamar alguém de algo, saiba que palavras machucam.
(esse vídeo contem fotos fortes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário