Julgando pelo título, o que esse post falará sobre? Como ninguém adivinhará, vamos direto ao ponto: hoje faz exatamente 3 anos que saí do Brasil. Para as leitoras de primeira-viagem do nosso blog, eu moro em uma pequena cidade com pouquíssimos habitantes, chamada Bystrup. Bystrup fica a aproximadamente 30 quilômetros da cidade grande onde eu estudo, Viborg. Viborg fica na região chamada Jylland, que é a maior das três regiões. Não vamos dar atenção às aulas de geografia da professora Lara, pois posso ficar falando centenas de linhas sobre aqui. Vamos ao que interessa.
![]() |
Uma das primeiras fotos que tirei aqui, quando tinha 11 anos. |
Sim, foi um choque terrível - tanto em relação ao clima como a cultura - para mim. Pelo fato d'eu ter sido ainda nova, me "adaptei" facilmente (as aspas são porque ainda estou me adaptando; cada dia um pouco mais e assim continuará sendo). Ao decorrer dos anos, percebi que, agora mais do que nunca, o Brasil é onde o meu coração pertence. É um pouco tarde pra voltar a trás, pois já estou estudando e minha mãe tem planos pra eu continuar meu ensino aqui até a faculdade.
As mudanças físicas não foram as mais drásticas, mas as psicológicas sim. O choque de cultura era, e ainda é, uma das minhas maiores dúvidas sobre a Dinamarca. Seria errado generalizar e chamá-los de frios, egocêntricos e preconceituoso - ou não seria? Os dinamarqueses - os europeus, e olhe lá - são seres individualistas onde muitas vezes, o status vale mais do que o próprio bem-estar. Eu, que vim de uma família super unida e nas festas até os vizinhos e pessoas que mal conhecíamos vinham, cheguei num lugar onde os jovens com seus 15 anos mudam-se de casa e nas festas, tem a quantidade de cadeiras correta.
Mas apesar dos pesares, cá estou eu "comemorando" os meus três anos de nacionalidade dinamarquesa.

Nossa deve ter sido dificil mesmo ir pra outro lugar assim :/ mas ao mesmo tempo é sempre bom conhecer lugares...
ResponderExcluirhttp://amoresepipoca.blogspot.com.br/
Ba, boa sorte aí linda. Aemi o blog, poderia visitar o meu? http://adoleloveblog.blogspot.com.br
ResponderExcluir