Dando continuidade ao quadro Guia da Blogueira, hoje irei falar sobre o design do blog. Sabe aqueles super temas/templates que chamam a sua atenção logo de cara quando você entra em um blog? É deles mesmo que eu estou falando. Onde encontrar, como fazer ou como aplicar o design no blog? Isso e um pouco mais você poderá ler nessa postagem. Confira.
E então? Já decidiu o título do seu blog e sobre o que ele irá falar sobre, assim como comentado na primeira postagem do quadro? O segundo passo do processo terapêutico e pessoal, porém cansativo que é o de ter um blog, é escolher o visual dele.
O design no seu blog pesará muito na quantidade de visitantes que você terá por dia, mesmo porque um blog arrumado com um template bonito é muito melhor de se navegar, do que um desarrumado. O visual do seu template dependerá bastante do tema que o seu blog abrange. Culinária, esporte, moda e beleza, tutoriais, filmes e jogos, etc., existe um tema para cada tipo de blog.
Os templates podem variam bastante, desde o modo de se alterar algo no design à formatação das postagens e organização do menu principal. É importante que você teste todas as alterações que fizer, e salve o processo de acordo com as alterações bem sucedidas. Você pode achar templates para baixar e códigos de templates no próprio Google, da forma mais simples. Para os templates do GC, usamos sempre templates achados pelo google - de código ou não - que são grátis e simples de serem aplicados.
Como assim grátis? Sim, alguns templates precisam ser pagos antes de adquiridos, e isso você pode encontrar em sites maiores onde pessoas os fazem para vender. Além das opções de encontrar grátis templates e templates pagos, tem a de fazer o seu próprio tema. Esse já é um passo mais avançado, que requere um certo conhecimento sobre HTML e uma criatividade de ouro.
Para as blogueiras de primeira viagem que nunca mexeram no blogger ou em design de blogs, o youtube fornece milhares de tutoriais de como aplicar um template, como redigir o menu, posicionar miniaturas, entre outras coisas desde as mais básicas às mais complicadas. Paciência e tempo são vitais nesse processo de começar um blog, e se você quiser saber mais como evoluir um blog, espere até a próxima postagem do quadro Guia da Blogueira. Espero que tenha ajudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário